Alfredo José Henrique Nascimento



Nascimento, é um personagem especial do futebol dos 60. Guarda-redes de elevados recursos foi “vitima” das circunstâncias do seu tempo.
De facto, não era fácil ser titular, quando na disputa pelo lugar havia “monstros” da envergadura de José e Costa Pereira.
Suplente de José Pereira desde o final dos anos 50 até meados dos anos 60 conseguiu ainda assim “roubar-lhe” a titularidade em 1963/64, fazendo uma época de excelente nível (24 jogos no campeonato).
Chegou ao Benfica no ocaso de Costa Pereira e lutou, à vez, com Melo, Benje, Vítor Cabral e Zé Henrique pela camisa número 1, conseguindo fazer uma época (1966/67) de realce.
No inicio dos anos 70, chega a Tomar, aonde foi titular e capitão de uma equipa, que era uma amálgama resultante da lista de dispensas do Belenenses e do Benfica.
Terminou a carreira em 1974, não sem que antes, o União e o Belenenses, lhe tenham proporcionado uma festa de despedida, realizando um jogo (no Estádio 25 de Abril) entre a equipa Nabantina e o Belenenses, tendo jogado 45 minutos por cada um dos “seus” clubes. Foi uma festa à “antiga portuguesa”, bonita e bem merecida, Nascimento.

Sem comentários: