Artur Quaresma nasceu no Barreiro... brilhou em Belém

"(...) Despediu-se, como jogador na tarde de 5 de Outubro de 1948, num festival no campo das Salésias em que a sua equipa, o Belenenses, defrontou o Sporting, com Azevedo nas balizas e os "azues" venceram por 4-1.

Nesse dia e nesse jogo Quaresma terminou da melhor maneira a sua carreira, pois marcou dois golos nas balizas do grande Azevedo.
Recordam-se as formações das duas equipas:

Belenenses - Sério; Figueiredo e Feliciano; Rebelo, David e Serafim; Matos, Nunes, Sidónio, Quaresma e Narciso.

Sporting - Azevedo; Moreira e Manuel Marques; Canário, Serra, Coelho e Juvenal; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travaços e Albano.

O jogo foi dirigido pelo saudoso árbitro Oliveira Machado, de Lisboa - tendo havido durante o encontro várias substituições, pelo que alinharam mais os seguintes jogadores: Pinto de Almeida, Frade, Gonçalves, Caetano, e Fidalgo no Belenenses (...)"

  • Post publicado originalmente em 27/05/2009

4 comentários:

João Celorico disse...

Sem pretender retirar o mérito dessa vitória do Belenenses, convém dizer que o Sporting tinha jogado 2 dias antes com o Estoril (tal como o Belenenses teria jogado com outra equipa), que o Sporting tinha ganho ao Belenenses na final da Taça de Portugal por 3-1, no dia 4 de Julho, que passado pouco mais de um mês, no dia 7 de Novembro, devolveria nas Salésias esses 4-1 e que no dia 13 de Fevereiro de 1949, no Lumiar e sem Azevedo na baliza, ganharia por 5-1.
Apesar de tudo, a equipa do Sporting, nesse dia 5 de Outubro, nem era muito diferente do habitual. Apenas o Moreira, em vez do Cardoso e a maior surpresa o Serra Coelho, a médio centro, quando ele era um avançado que só iria fazer um jogo e no fim do campeonato.
Mas mesmo a “brincar”, sabia sempre bem marcar 2 golos ao Azevedo, na festa de despedida!
Verdade seja dita, Artur Quaresma, tio avô de Ricardo Quaresma, e tio(?) dum outro Quaresma, também ele jogador do Belenenses, além de grande jogador, mais um produto barreirense, ainda foi treinador de razoáveis méritos!

Saudações leoninas,

João Celorico


Belenenses Ilustrado - disse...

Artur Quaresma, não tem qualquer parentesco com os dois «Quaresmas». O também jogador do Belenenses, Alfredo Perrulas Quaresma, a que era tio do Ricardo.

João Celorico disse...

O meu bem haja pela correcção.
É o que faz nós guiarmo-nos pelo que diz a Wikipédia.
Porém, parece-me não estar errado se disser que o Quaresma, dos anos 60 ou 70, é tio do Ricardo Quaresma.

Saudações desportivas,

João Celorico

Belenenses Ilustrado - disse...

Sim, como referimos, «esse» Quaresma (Alfredo) é que é o tio do Ricardo.
Cumprimentos

https://belenensesilustrado.blogspot.pt/search/label/Quaresma%20%28Alfredo%29